Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As 40 horas

Na altura do Carnaval, o Senhor é exposto na igreja, durante 40 horas, para que o possamos louvar, adorar e rezar com ele.
Há por tradição, na minha freguesia, isto para o católicos, claro estar, de manter a igreja sempre aberta durante essas 40 horas, em que fazem por nunca deixar lá o "Senhor" sozinho. 
Para tal, as horas são divididas por vários grupos: grupos de catequese, pelos lugares existentes na freguesia, pelos catequistas, etc.
Este ano expuseram-No mais tarde que o costume, às 20h (no meu tempo era às 15h). O primeiro grupo foi o grupo mais jovem de catequese (do 1º ao 6º), a seguir os do 7º ao 10º, e mais tarde os do Crisma.
Actualmente encontro-me a fazer o crisma, então a hora do meu grupo era das 23h às 00h. Mas, como fui com a rapariga que foi minha catequista, e ela actualmente está a dar catequese ao 9º, fui com ela às 22h e estive lá até às 00h.
Caiu saraiva, choveu imenso, tremi de frio e tive os meus pés gelados! Não foram 2 horas fáceis, mas foram 2 horas que até passaram rápido. Pensei que fossem custar muito mais!

Assim sendo, os católicos devem, na altura da quaresma, fazer um sacrifício mas, depois disto, acho que o meu já foi feito. Especialmente porque fui para lá extremamente cansada e com sono, devido às poucas horas que tenho dormido estas últimas noites, por causa da viagem de Castelo Branco para cá e coisas que tal. (uma viagem de 4h30, num autocarro, não é NADA fácil, e deixa-nos com muitas dores no corpo).

Não me considero uma católica a 100%, não sou uma católica praticante, e existe muitas coisas nas leis da igreja das quais discordo. Especialmente porque há coisas que a igreja instituiu pela mentalidade dos que nela mandam, e não por ser a verdadeira vontade de Deus. Mas gosto do que aprendi com a minha catequista, dos valores que ela me transmitiu, de tudo aquilo que ela me ensinou sobre Deus. Agora que resolvi e consegui, finalmente, pertencer ao grupo do crisma (a ver se é desta que o faço), pedi para voltar a pertencer ao grupo dela, pois sei o quão ela é acessível, e como ela explica as coisas, coisa que necessito imenso, nesta altura porque, como estou em Castelo Branco, nem sempre posso assistir às reuniões.

Sei que há imensa gente por aí que não liga nenhuma às religiões, ou que tem vergonha de admitir que é Católico, ou de admitir que acredita em Deus. Não posso também dizer que acredito em Deus, mas que algo existe, existe!

Mas há coisas na igreja que gosto. Gosto imenso dos valores que me transmitiram. Gosto imenso de certos  festividades que, por tradição, nela realização. Já fui acólita e gostei, já andei no compasso, de porta em porta, no dia de Páscoa, e também gostei. E também gostava de ler. Nunca fui à missa do Galo, nem à missa de Cinzas. 

Como vêem, há coisas na igreja que me atraem, outras que não me dizem nada. Mas que há coisas que valem a pena, há, e que não me importo de "perder" tempo com isso. As duas horas que ontem lá passei, não foram tempo perdido, mas tempo aproveitado! E não tenho vergonha nenhuma disso. Cada um tem as suas crenças e escolhas. Esta é a minha.


*Sheila

Sem comentários: