Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de novembro de 2014

II Encontro Nacional de Design de Lisboa



Na passada quinta-feira, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, deu-se o II encontro de Design e só tenho a criticar aquilo.
Para começar, não há qualquer identificação do local. Não fosse os professores a saberem de onde ficava aquilo, e andaríamos a bater em todas as portas até acertar na certa.
Deram-nos brindes (uma saco, uma borracha, um lápis e uma capa de cartão [com a data de 2011]), um cartão de identificação preso a uma fita, e desenrasquem-se à procura do auditório.
No auditório (em que não havia lugares para todas, e houve pessoas que tiveram que se sentar nas escadas) tinhas as câmaras posicionadas em péssimos sítios, a bloquear a saída e tudo.

As apresentações não foram nada de jeito. Uma espanhola que foi para lá fazer a apresentação em inglês (se já me custa apanhar inglês, com pronúncia espanhola é uma maravilha), outra que foi para lá falar da sua investigação, e só falava em cartazes, cartazes e mais cartazes, e documentações, coisas que em nada me interessam, e fez a apresentação toda a ler. Voz monocórdica, sempre no mesmo tom, e ainda disse "a minha biografia tem 22 páginas, não vou ler tudo". Graças a Deus que não prolongou a nossa tortura!

Na parte da tarde, mais uma fofa que foi para lá ler. Esta, pelo menos, lia bem, parecia que estava a contar uma história, mas o meu cérebro, em apresentações lidas, pura e simplesmente se desliga!
Andam os profs sempre a repetir "nas apresentações não se lê, não se está a olhar para o papel, que corta o som e o interesse. Temos somente tópicos e falamos virados para o público", para depois ir assistir a apresentações de pessoas supostamente conceituadas que são esta desgraça.
E ainda tivemos direito a um Italiano que foi para lá também fazer a sua apresentação em Inglês!!
Vocês já ouviram um Italiano falar Inglês? Tem uma pronúncia fantástica!
E o meu cérebro manteve-se desligadinho da vida.

Nas pausas de coffee break, logo à saída do auditório, tinha lá um átrio em que colocaram uma mesa com petiscos, café e sumo. E encostaram a mesa praticamente à parede, impedindo de circular à volta dela. E era uma mesa tão pequena, para tanta gente, que eu só tive um vislumbre dela vazia.
Mas ainda consegui comer um doce de coco e beber um copo de sumo, que alguém conseguiu ir lá resgatar.

Não havia qualquer identificação para as pessoas de onde era o WC. Mais uma vez, foram os nossos professores que estudaram lá que nos indicaram.
E aquilo é só escadas, e mais escadas, e mais escadas.
Calha de querer alguém com mobilidade reduzida ir para lá, e está desgraçado da vida. 
E aquelas escadas têm o degrau tão estreito e são todas em caracol, que uma colega minha quase caia por lá abaixo.

Eu pedi o certificado. Para o ter, tive que pagar mais 5€ de inscrição. E regressei sem certificado algum. Ficaram de enviar por email.
Mas paguei 5€ só pelo trabalho que vão ter de digitar o meu nome num documento e enviá-lo para o meu email, tendo eu depois que gastar dinheiro para o imprimir?

E para finalizar o meu dia em Lisboa, é que já não chegava a confusão que foi para almoçar e a chuva que apanhamos que, ao vir embora (o autocarro ainda estava longe), começou a chover torrencialmente!
Não houve guarda-chuva, botas ou casacos que sobrevivessem aquele dilúvio!
Chegamos ao autocarro quais pintaínhos encharcados, pézinhos a nadar em botas que, supostamente, eram à prova de água, casaquinhos a pingar, pareciam que tinham saído máquina de lavar, calças completamente molhadas, coladas às pernas.
E graças a ter os pés molhados, e de ter tido que caminhar ainda um bom bocado assim, com a fricção que fazia nas botas, acabei por queimá-los na parte de cima, E aquilo fez-me tanta comichão que até com ferida fiquei.

Resumidamente, paguei 10€, acordei às 4h45 da manhã, apanhei uma molha de todo o tamanho, para uma coisa que acho que foi um completo desperdício de tempo!

Desde má organização, péssimas apresentações, e assuntos completamente desinteressantes, a meu ver. Que poderiam até ter sido interessantes, se tivessem sido bem interessantes.
Muita gente dormiu naquele auditório. Até eu aterrei por breves momentos.
E se a maioria das pessoas lá adormeceu, é porque estas opiniões devem ter sido partilhadas por muita gente, e não só por mim.

Lembrem-me de nunca mais me inscrever neste encontro.

Sem comentários: