Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Frio, frio, frio

Eu juro que tento trabalhar, e que podia ser muito mais produtiva, mas o frio que faz e a falta de aquecimento nesta casa não me deixam.
Dizem que o excesso de calor e o excesso de frio fazem reduzir a produtividade, e é bem verdade.

Hoje, como precisava de mais espaço para trabalhar, trouxe as coisas todas para a cozinha, mas a minha cozinha tem 25m2, e não é fácil de aquecer. O meu pai bem ligava a lareira, mas de pouco servia. Ou metia aquilo a arder com uma enorme fogueira, que seria queimar lenha como a merda, ou então só sentíamos o calor se estivéssemos mesmo juntos à lareira.

Agora já desistiu dessa ideia, que viu que a lareira não dava muito resultado, e trouxe um aquecedor a gás para aqui. Ele até está perto de mim, mas continuo a sentir um frio do caraças a subir-me pelas pernas acima. E as minha mãos não têm meio de aquecer, principalmente a do rato. Eu sei que tenho má circulação e que isso não abona muito a meu favor. Ter as mãos e os pés quentes são coisas complicadas, para mim, de ter, mas o gelo que se faz sentir nesta casa em nada ajuda.

E tomar banho? Até me dói a alma só de pensar que tenho que ir tomar banho... Até dá vontade de fazer como se fazia antigamente, e só tomar banho uma vez por semana. E mesmo assim... 
O que vale é que tomo banho na suite do meu pai, que tem quase metade das dimensões do meu wc, ligo o aquecedor eléctrico e já ajuda a aquecer mais o ambiente. E tomo banho com água o mais quente que consigo, não só porque gosto, mas também para ver se faz vapores e se aquece aquilo. Depois já se está lá bem, e já me consigo vestir e secar sem problemas. Mas despir-me custa tanto...


E no quarto ligo sempre o meu aquecedor a óleo, à noite, e meto lá a minha camisola do pijama a aquecer.



Se estão a pensar fazer casa nova, ou em comprar uma, verifiquem se a porra da casa tem aquecimento, ou recuperador de calor. E, se possível, se já tem as instalações dos tubos feita. 
Podemos ser o país mais soalheiro da Europa, mas não somos um país quente, e os frio abunda por estes lados.
E este recado destina-se especialmente aos homens, que são sempre uns calorentos do caraças. Devem comer brasas ao pequeno-almoço ou o raio que os parta...

E não venham com a merda do "se tens frio, veste mais roupa". Para começar, quanto mais roupa eu vestir, mais difícil se torna eu me mexer, e odeio sentir-me presa. E depois, as mulheres não são como os homens. Enfiar 4 camisolas como vocês não é tarefa fácil!

Pensem que quando forem velhinhos também vão ser sensíveis ao frio. E pensem nas pessoas que têm má circulação, como eu, que sofrem das mãos e pés gelados, e que necessitam de ajuda externa para se manterem quentes, mais que as outras pessoas.

Se mãos frias, significa coração quente, então eu devo ter um vulcão em constante erupção!  

Sem comentários: