Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de março de 2015

As francesinhas do Amadeus - Vila Real

A tal minha colega gabava muito as francesinhas de lá. Ai que são muito boas, são as melhores lá na zona, etc, e eu, como nortenha do grande Porto que se prese, adoro francesinha e fui atrás dela, toda contente, matar saudades da bela da francesinha.

As pessoas do grande Porto conhecem na perfeição o sabor característico do seu molho. E é isso que dá o toque especial à francesinha e que a torna a maravilha que é.

Mas quando provei aquilo... Mas que de-si-lu-são!!
Logo a começar pela sua cor e cheiro, não me parecia igual. E quando provei foi a desilusão total! Aquilo sabia a polpa de tomate para caraças e nem sequer se aproximava do seu maravilhoso sabor. Aquele pão... não sei que merda de pão era aquele, mas está longe de ser o típico da francesinha.
E o recheio? Mortadela lá dentro? A sério? E onde estava a bela da linguiça? Mais, comparando com o nosso recheio, aquele estava muito pobre... Normalmente chego a meio e começo a ficar cheia. Aquela comi bem, sem grande sacrifício.

A sério, foi a minha desilusão do fim de semana. Tanta fama que dão às francesinhas de lá, e aquilo é somente uma imitação muito, mas muito falhada!
E vocês que adoram a francesinha de lá e que acham maravilhosa e que é das melhores que há, minha gente, provém primeiro a VERDADEIRA francesinha, e depois digam-me alguma coisa...

Decididamente, a francesinha não é da zona Norte. É do Porto. Porque as restantes são tristes imitações...

amadeus
a típica do Porto

Repararam na diferença de cor do molho?

Sem comentários: