Pesquisar neste blogue

terça-feira, 21 de abril de 2015

Não sou expert, mas tenho uma opinião

Sempre gostei de ler e escrever, e sempre tive uma paixão pela nossa língua. Uma paixão discreta, que me passava despercebida.
Nunca fui de estudar, mas gostava de perceber os mistérios da nossa gramática. Aquela complicação toda, onde metade dela já foi esquecida.
E com muito treino e, principalmente, muita leitura e pesquisa, e após chatear muito uma professora super querida que tive no secundário, mais um brilhante professor, dos que mais gostei de conhecer, na universidade, fui aperfeiçoando a minha escrita. Principalmente, a pontuação.

Apesar de já ter tentado escrever vários livros, sempre acabei por desistir. Não tenho vida para isso. Mas entre pequenos textos e entradas em blogues, fui treinando a escrita, a pontuação, corrigindo erros (eu dava IMENSOS na primária!).
E, como vêem, hoje em dia, são muito escassos. Mas, não sou perfeita.

O problema é que há por aí muita gente que se acha um ás na escrita! Aspirante a autor. O problema é que, por muito bem que possam escrever, fere-me os olhos a pontuação que empregam aos textos. A sério, dói! Falta de vírgulas e vírgulas onde deveriam estar pontos são os principais erros.
Eu sei, eu sei que uma pontuação correcta não é fácil, e que até é um tanto ou quanto relativo. Onde, para mim, deveria estar uma vírgula, para vós pode ser desnecessária. Ou vice-versa. Mas as orações devem ser separadas. Uma frase demasiado longa não está correcta. Torna-se cansativa!

O truque que eu uso é dizer mentalmente o que escrevo e, onde paro, coloco uma vírgula ou um ponto, conforme a duração da pausa que eu emprego. Um ponto é uma pausa mais longa que uma vírgula, certo?

Não quero com isto criticar ninguém. Longe de mim! Quem sou eu? Uma mera blogger amadora. Só acho que deveriam tentar aperfeiçoar mais isso, e tentar fazer por corrigir.

Provavelmente nem dão por ela porque, mesmo relendo, vocês sabem o que lá queriam dizer. Mas, lembrem-se, não estão a escrever para vós, mas para os outros. E a mensagem tem que ser clara, e não com frases longas e cansativas.

E enfia a carapuça quem quer :b
E sim, sou muito critica no que toca à pontuação. Todos temos defeitos :)

2 comentários:

Anónimo disse...

"ÀS" nesta frase escreve-se "ÁS" e "Troque" quer dizer "truque" não?!!?

Anónimo disse...

Onde escreveu "Às" deveria ser "Ás" e "troque" deveria ser "truque".