Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sentimos, mas não dizemos

Estou no autocarro. Paramos agora na Guarda. Fui à casa de banho e tive que andar à procura de outra, porque a habitual está em obras. Provavelmente para a porem a pagar. Parece que agora virou moda.

Mas não foi para falar na roubalheira que são os 50cent para ir dar uma mija,  durante a viagem, que vim escrever este post, via app do telemóvel.
A razão foi uma chamada que a pessoa que vem sentada atrás de mim fez.
Quando ela entrou para o autocarro ligou para a mãe. E, no final da chamada, ao despedir-se, disse-lhe "amo-te muito".
Sei que isto é um hábito muito comum, entre pais e filhos, dizerem que se amam. Mas isso não faz parte da minha família.
Somos família, amámo-nos todos uns aos outros, e muito! Mas não somos uma família de afectos. Não fomos habituados a isso. Somos mais de gestos, de acções. Não somos de dizer que nos amamos, nem que nos adoramos. Não somos de andar aos abraços e aos beijos.
A primeira vez que a minha irmã e eu trocámos um adoro-te, já estava ela em França há muito tempo, e eu em Castelo Branco.
Abraça-la comecei após ela ir para o estrangeiro. Quando ela chega de férias sabe tão bem dar-lhe um big abraço-lo, e apertá-la como se não houvesse amanhã...
E com os meus pais foi a mesma coisa. Foi preciso eu ir estudar para fora para, nas minhas breves estadias, me dar um ataque de mimos e começar aos beijos e abraços a eles, e a pedir colo ao meu pai (sim, eu peço-lhe colo, como se fosse uma menininha pequenina eheh).
Mas são momentos de afecto raros e momentâneos. E essas palavras que expressa o que sentimos nunca fizeram parte.
Mas amámo-nos todos. Muito! E acho que todos sabemos disso sem precisarmos de o dizer. Vemos esse amor nos nossos gestos.

1 comentário:

maria disse...

O carinho é muito importante, mas não preciso de palavras, precisa de atitudes...´E bom saber que temos pessoas que estão lá sempre prontas para nos apoiar, reconfortar ... enfim estão sempre lá. Não devemos ter medo de mostrar os nossos sentimentos...bjos gostei de assistir a tua queima das fitas e das 2 outras meninas