Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de março de 2015

Leituras 2015 #5



Divergente, de Veronica Roth


Actual Leitura
COMPRAR >AQUI<

Ao início não estava a gostar e estava a custar-me a ler. Havia qualquer coisa na escrita que não estava bem, e hoje acredito que tenha sido algum lapso de edição porque nunca mais aconteceu ao longo do livro. E ainda bem, pois o livro é incrível! Mistério, acção, romance... tudo o que um bom livro, para mim, necessita.
A história é realmente muito boa e o livro está realmente muito bem escrito. É de louvar a capacidade da Veronica Roth para a criação deste livro. Por diversas vezes que me senti dentro da história, que me senti na pele da Tris, que me entusiasmei ou me senti à beira das lágrimas, ou que fiquei completamente arrepiada e aflita com momentos chocantes e que foram tão bem descritos. Foi como estar realmente a presenteá-los. 
E, tal como a Tris, apaixonei-me pelo Four (chamado de Quatro no livro, mas soa-me melhor em inglês). Ele é qualquer coisa de fenomenal! O tipo de rapaz que me agrada e cativa.

Comparando com o filme, mesmo fio condutor e acontecimentos parecidos, mas desenrolados de maneira diferente. Muita coisa foi cortada e modificada no filme. O Peter é o inimigo nr 1 da Tris no livro, enquanto que no filme passa quase despercebido. 
No livro há 3 fases e nas quais Tris até se safa bem, enquanto que no filme há só 2 e ela necessita de muito mais esforço e dedicação para conseguir, e a ajuda do Four é fundamental. Gostei mais da versão do filme.
Aliás, há muita coisa que prefiro no filme, como a caça à bandeira, em que a Christina tem uma atitude que me agrada mais, como a maneira como ela e Four lidam com as simulações e as resolvem (fazem muito mais sentido que no livro) e, especialmente, o final. Todo o final! No filme está muito mais interessante e empolgante!
Mas prefiro o Peter do livro, muito mais cruel e que dificulta muito mais a vida à Tris, e o romance no livro, como é óbvio e já é costume, é muito melhor e mais querido e fofo, que no filme. Faz suspirar. No filme também o é, especialmente a parte em que ele se dedica a ajudá-la e quando ela o tira do "transe", mas os pormenores do livro fazem toda a diferença, mesmo tendo partes em que ele é muito mais frio e ríspido com ela.

E agora estou empolgada por ler os outros 2 e por ler a versão do Quatro. Deve ser bastante interessante...

E pronto, só lhe mudava o final para o do filme, mas o do livro também está muito bom, não vamos menosprezar também. 

Leiam-no! Porque, acreditem, não se vão arrepender. :)



Para quem ainda não viu o filme, deixo aqui o trailer. E não percam o filme porque ele está, realmente, muito, muito bom!




E para quem já o viu, não percam o segundo filme da saga, Insurgente, que está nos cinemas desde o passado dia 20. E, pelo trailer, parece estar melhor que o primeiro. Pena não poder ir ao cinema, porque estou ansiosa e curiosa para o ver! E de o ler também, mas para isso terei que esperar até ao final de semana, que é quando eu vou de férias, e o livro está lá em casa à minha espera.




Sem comentários: