Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Novas Regras dos Descontos dos Livros

pior que as regras, é as editoras concordarem. Será que não vêem que elas serão a mais prejudicadas?

os livros são caros. Eles rodam os 17/18€, havendo livros que ultrapassam os 20€. Isto não é sustentável para leitores assiduos. Muito menos, tendo em conta, as nossas carteiras actualmente.
muita gente aguarda pelas promoções para adquirirem aqueles livros tão aguardados.
Mas, com esta lei que impoe um limite de 10% de desconto nos livros lançados à menos de 18meses (quando já ninguém se lembra deles, estão a ver?) estou a ver o número de vendas a diminuir. Os adeptos de livros em inglês vão aumentar (dae dinheiro aos outros países é o que Portugal mais nos incentiva a fazer), e as compras em 2 mão, em leilões e em alfarrabistas também.
Como querem incentivar a leitura se criam estas leis? Como querem que um pai esteja disposto a desembolsar 15€ por um livro, na tentativa de incentivar o filho a ler, se, se calhar, esses pais mal o podem fazer? E agora ainda tiram a possibilidade a ele de adquirir aquele livro que o filho tanto quer a um preço mais acessível para a sua carteira.
se querem impor este limite, ao menos diminuam o nr de meses para 6, por exemplo. Ou, então, baixem o preço dos livros! Até 15€ ainda é um preço aceitável, que uma pessoa consegue dar ali um jeito. Mais que isso, e tendo em conta os preços prsticados nos outros países, é gozarem com a bossa cara. Ou melhor, estarem a tornar o acto de ler um luxo! A tornar os livros um objecto so acessível aos ricos!
Mas a cultura não deveria ser para todos? Não entendo como criam Planos Nacionais de Leituras e depois fazem coisas destas...
Nós já temos uma carência enorme no marketing editorial, e ainda querem diminuir as coisas que apelavam à leitura e à compra de livros.
Não. Compreendo. Não. Consigo entender. Não cabe na minha cabecinha...

Mas uma coisa eu sei: A minha pessoa vai passar só a comprar livros em segunda mão. Já não espera mais pela altura das promoções que deixaram de existir. E séries? Nao me meto em mais. Tornam-se excessivamente caras. E já tenho para terminar a serie Game Of Thrones que acho que me faltam 5 ou 6 livros ainda (novos, custam 19€ cada. E em segunda mão não aparecem... Não sei como vou fazer...), tenho a Ligeiramente, da autora Balogh, que saiu agora o Ligeiramente Tentador, mas... A ver vamos se o compro, tenho a serie dos Homens que Odeiam as Mulheres, que este mês saiu o novo volume, que custa somente quase 22€, tenho a trilogia Mistborn para acabar, que me faltam ainda 2 volumes, quase 20€ cada um, falta-me o O Diabo do Rio que pertence a uma serie que nao me lembro o nome e que custa 17€, a serie A Irmandade da Adaga Negra ja tem 14 livros lançados no estrangeiro, por isso em Potugal ainda faltam labçar 2 e a serie ainda não chegou ao fim. Tendo em conta os exorbitantes preços deles, acho que vou é desistir da serie, tenho a serie de Edilean da Jude Deveraux para terminar, quem Portugal, pelo menos mais 2 livros faltam ser la lados, ela também tem uma trilogia que saiu este ano e que eu tenho o 1 volume, por isso, ainda ha-de vir os outros dois (no estrangeiro ja foi publicado o 2. So neste post vemos o quao atrasado é Portugal) e ainda me falta os 2 últimos volumes da serie A Minha Vida é um Filme, mas esse sao baratinhos. Com 25€ tenho os dois e ainda tenho troco. Por tanto, so nisto, olhem o dinheiro que necessito investir para completar as colecçoes. Por muito que Trono de Vidro seja uma serie que me esta a despertar bastante a curiosidade, ela, em inglês, ja vai em 4 livros, por isso, nao me posso meter em mais uma. De todo!

Por isso, com estas medidas, minhas caras editoras, comecem a dizer a deus a muitas vendas. E eu serei uma das pessoas que deixarei de comprar. So se não conseguir mesmo arranjar em segunda mão!

ja não chegava eu sentir que este pais não tem nada para me oferecer e que o melhor é me ir embora, ainda quer por uma das minhas grandes paixões um luxo acessível a so quem tem dinheiro para isso.

Ler não devia ser um luxo. É cultura! E devia ser acessível a todos!

Sem comentários: