Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fui ao baú

Hoje lembrei-me de ir visitar o meu antigo blogue. Aquele que tive que deixar e ocultar. E ainda hoje sinto tanta, mas tanta pena por ter sido forçada a deixá-lo...

E enquanto lá andava a vasculhar, encontrei um texto. Um texto que falava de várias pessoas que, de alguma forma, marcaram a minha vida e me ensinaram algo.
Algumas já não fazem parte delas. Outras perdi-lhes completamente o rasto, E há ainda aqueles que, miraculosamente, ainda fazem parte da minha vida. Após 4 anos. E nem todas são familiares.
Hoje alteraria algumas coisas que aí escrevi. Principalmente na parte do meu pai. Mas achei por bem partilhar o texto como ele é originalmente.
Só removi os nomes, e deixei somente as iniciais.

Então, aqui fica ele:


As pessoas das nossas (minha) vidas!

Ao longo da nossa vida, desde que nascemos várias pessoas vão passando pelas nossas vidas. Familiares, amigos, conhecidos, conhecidos de conhecidos,... tudo passa, e ninguém fica. Um dia todos partem. Até mesmo nós. Um dia tudo é maravilhoso, por várias dias essa pessoa está junto de nós, por vezes até durante anos! Mas um dia... tudo muda! Ou porque muda de residência, ou porque parte para outro "mundo", de onde de nunca mais poderá voltar. Ou, simplesmente, porque a vida faz com que essa pessoa se afaste da nossa vida. Agora não é desculpa perder-se o contacto. Há a net, há os telefones e os telemóveis, onde rapidamente se obtém resposta da outra pessoa, sem ser necessário estar-se á espera durante semanas, meses, ansiosos pela chegada da carta em resposta como antigamente acontecia. Pode-se até estar no mesmo estado, mas é só por breves instantes. Por breves, segundos, minutos, algumas horas ou, até mesmo, breves, muito breves mesmo, dias.
Durante uma vida cria-se diversos laços com as pessoas, com várias pessoas mesmo! Desde de amor a ódio, de amizade a indiferença.
Tenho 17 anos, mas sinto-me como se tivesses 71 nesse aspecto. Já passaram tantas, mas tantas pessoas pela minha vida... Então com a Internet essas pessoas tornam-se imensas! Já passaram por mim pessoas com quem criei fortes laços, com quem criei belas amizades, carinhos especiais, por quem até mesmo me apaixonei. Também criei amizades, belas amizades! Amizades essas essas que poucas são as que ainda hoje duram e as que continuaram a durar. Hoje já não acredito num futuro com as pessoas, Já não faço um plano de um futuro onde elas até possam estar. Apenas tento traçar o meu futuro, como se estivesse completamente sozinha e as outras pessoas não existissem. Quem tiver que surgir por esses caminhos por mim traçados que surja, na altura que tiver de surgir. Receberei sempre de braços abertos as pessoas que pela minha vida passarem. Durante o tempo que nossas vidas tiverem cruzadas façam o que tenham a fazer. Ensinem-me o que têm a ensinar, façam-me crescer o que ainda me falta crescer. Façam-me conhecer uma nova alegria, uma nova esperança, uma nova felicidade, dêem-me sempre força para lutar, seja através de amor, de ódio, qualquer que seja o sentimento! Todos servem para nos fazer crescer, aprender! Para nos tornar mais fortes! E, quando vossa tarefa na minha vida estiver concluída podem ir embora. Eu deixo! Com um sorriso! Por muitas lágrimas que pela minha cara surgem juro-vos que, no meu interior, haverá sempre um sorriso. Um sorriso de agradecimento por terem feito parte da minha vida e por me terem proporcionado tudo aquilo que me deram.

Já me habituei ás despedidas. Todos os anos, por duas vezes, me despeço do meu sobrinho, irmã e cunhado. Confesso, confesso que fico triste, com saudade e, por vezes, até mesmo com a lágrimita no quanto do olho, mas não choro. Elas não caem. Mais tarde, muito mais tarde até podem voltar a dar sinais de vida, mas já raramente isso acontece pois habituei-me! São 4 anos, 8 despedidas. Uma pessoa acaba por se habituar a isso. E já falta pouquinho para a próxima acontecer.
Neste momento, sempre que alguém volta a surgir no meu caminho, fico triste. Fico com medo. Sinto dor cá dentro, e aperta-me o peito e sufoca-me quando essa pessoa começa, de alguma forma, a marcar minha vida. A dar-me um sorriso, a dar-me uma alegria, uma esperança, uma felicidade. E porquê?! Porque sei que mais tarde ou mais cedo essa pessoa vai partir. Se vai embora deixando em mim uma saudade dos momentos, das conversas, sempre que dela me lembrar. Mas agora não há como guardar isso numa caixinha de recordações. Já não há cartas. Nem fotografias. Há ficheiros. Há históricos. Há mensagens na caixa de entrada que, com um simples clicar numa tecla e um sim de confirmação, tudo desaparece. Tudo se apaga. Deixando apenas recordações em nossa memória que, com o passar do tempo vão-se tornando mais bassas. Mais esbatidas. E a nitidez nunca mais surge.
Mas nem tudo é mau. Há sempre alguém que fica por longos e longos anos. Amigos verdadeiros que, mesmo na distância, de vez em quando lá vão dando sinais de vida, contando as novidades. Relembrando os velhos tempos e, até mesmo, que estão do nosso lados todos e todos os dias!
Mas, para além de amigos, há pessoas que, aconteçam o que acontecer, tomemos o rumo que tomemos estarão sempre nas nossas vidas, lá bem presas, bem marcadas: a nossa família! Podemos até nos chatearmos, podemos até não nos falar durante anos mas, essa ligação nunca, mas nunca desaparecerá!



Posso dar alguns exemplos de pessoas que surgiram na minha vida:

Avó, que sempre cuidou de mim desde de bebé e um dia me deixou. Partiu. Sem nunca me ter dado oportunidade para lhe dizer o quanto a amava. Mas que me fez crescer, me dar valor ás coisas e, em parte, me ensinou que não devemos de deixar as coisas por dizer. Um dia pode ser tarde demais... Foi ela a primeira pessoa que me fez sentir amor, verdadeiro amor e saber o que isso...

Chico, talvez o primeiro rapaz da minha adolescência que me fez sentir um tipo de "paixão verdadeira"

A. P., que me ensinou que, mesmo quando a vida é-nos difícil e as pessoas que amámos estão longe, não devemos deixar de viver, mesmo quando no vamos abaixo.

D., me fez conhecer o que é ter uma "melhor amiga". O que é amar o namorado da nossa amiga. Que me fez aprender que há certas coisas que não podemos esconder dos nossos amigos, quando essas são coisas que, mais tarde ou mais cedo, os vão magoar, e quanto mais tarde, pior pode ser. Também me ensinou o quanto as pessoas podem ser falsas e sinicas para connosco! -.-

F., que me mostrou o que é se agir por instinto!

Kaka, a pessoa que tanto me magoou e por quem eu tanto rastejei aos pés. Me desprezava e mesmo assim eu estava lá. A primeira pessoa que me fez lutar contra o meu coração, mas a favor da razão. Do que era melhor para  mim, para eu estar bem!

Vânia, esta ensinou-me o quanto as pessoas podem mudar, de um momento para o outro, simplesmente porque se arranjou novas companhias e se adaptou a elas, á maneira de ser delas.

N., a pessoa que me ensinou a saborear o verdadeiro ódio! A pessoa que me ensinou a odiar verdadeiramente, capaz de cometer as piores loucuras! A pessoa que me ensinou de que, mesmo quando as coisas estão mesmo á nossa frente e as tentámos ignorar, que não o devemos fazer pois ao fazê-lo, só nos vamos magoar ainda mais e, se calhar até mesmo, algo que nos perseguirá por muito e muito tempo!

N. S., o rapaz que mesmo com 25 anos é feliz sozinho, vivo cada dia feliz, sempre á espera de que alguém surja e o faça verdadeiramente feliz mas que, mesmo assim, não deixa de aproveitar a vida e de ser feliz!

D., um dia tudo pode começar, e pode durar por muito tempo, sendo sempre bom, perfeito mas que, um dia pode encontrar um fim. E esse fim pode acontecer de maneiras calmas, amigáveis, sem qualquer tipo de problema.

D., me ensinou a amar verdadeiramente um amigo, a sentir-me capaz de tudo para salvar a sua vida. Me ensinou o que é realmente uma amizade, o que é realmente confiar numa pessoa a 100%, sem segredos, sem falsidades, sem voltas nem disfarces. Tudo, totalmente transparente! E me ensinou também que, nem sempre os caminhos mais fáceis são os mais correctos. Que esses caminhos podem fazer bem a nós, mas magoar os que nos são mais próximos.

T., posso dizer que foi o rapaz que mais amei, que mesmo com a imensa distância que nos separava, me ensinou que, quando se ama verdadeiramente, tudo é possível quando realmente se quer! Há sempre sacrifícios que têm que ser feitos, mas a presença diária é sempre possível. O melhor conforto não precisa de ser de perto, pode ser até de bem longe! Tem é que ser genuíno! E que, por muito que aconteça nas nossas vidas, não temos que desaparecer da vida das outras pessoas totalmente. Pode-se sempre ir dando notícias de vez em quando.

R., aquele amigo que despertou minha amizade logo no primeiro dia, que me ajudou logo no primeiro instante. Me ensinou o que é se lutar contra e tudo e todos por uma amizade! Me ensinou que, mesmo quando duas pessoas, em certa parte, até se amam, nem sempre é possível ficarem juntas pois podem haver outras pessoas por quem esse sentimento seja mais forte. Me ensinou também que há pessoas que surgem na nossa vida quando apenas são necessárias e que depois partem. Não dos nossos dias, mas da nossa vida.

D., uma amiga incrível que me desiludiu, me despertou ódio e que me fez perceber que nem sempre o ódio é mau. O ódio também pode servir para nos ajudar a não desistir, a lutar!

R. G., surgiu quando precisei, e me ensinou que mesmo quando caímos, não podemos desistir, Temos sempre que nos levantar e seguir nossos caminhos. Que o caminho ainda é longo. Aquilo foi apenas uma pedra que surgir no nosso caminho e que devemos avançar e continuar, sem olhar para trás.

P., que me fez perceber que também eu sou capaz de desiludir as pessoas.

F. A., me fez perceber que nem sempre é necessário uma explicação para haver um fim. Ele apenas existe! E um dia surge. Também me ensinou que os namoros á distância podem fortalecer o sentimento quando nos encontrámos entre os enormes intervalos que há, mas que isso também nos pode magoar muito. E que, se numa relação começa a haver falta de diálogo, muito mais não vai durar.

H.F., fez-me perceber que nas nossas vidas estão constantemente a surgir pessoas nas nossas vidas, que um dia acabam por partir. É a lei da vida!

H. e M.. Um amor pode sobreviver a tudo quando é verdadeiro. Quando ele é realmente verdadeiro, por muito que aconteça, ele durará sempre. Mesmo quando fazem de tudo para separar esses dois seres. Podem até conseguir mas, mais tarde ou mais cedo, o amor acabará por unir de novo esses dois seres.

J., as mentiras quando muitas, há sempre alguém atento que acaba por apanhá-las. Também devemos ter cuidado com o que confiamos ás pessoas pois, quando menos esperámos, essa pessoa a quem mostrámos algo, tornaram-se várias!

M., que durante quase uma semana me fez sentir uma pessoa especial e que, de repente, tudo mudou! Mas será que a sua passagem já acabou?! Que me deu a conhecer uma vida totalmente diferente das que eu estou habituada a ver e a conhecer.

, que mesmo com a distância e sem sermos correspondidos o sentimento pode durar por muito e muito tempo, por muito pequeno que ele seja, e por muito que se ignore. Também me ensinou a ser um bocado coração de pedra e a dizer não aos carinhos e ás palavras amigas que me tentavam dar a volta e, de alguma forma, me conquistar.

M. e G., por me ensinar o que é a alegria de ver as pessoas que amamos regressarem de novo ás nossas vidas! Por me ensinarem que, por muitas discussões que possa haver, o sangue que nos une nunca nos separará pois o amor que esse sangue cria em nós nunca será quebrado. Aconteça o que acontecer, farão sempre, mas sempre parte da minha vida! Por me terem ensinado que por vezes é preciso deixar tudo para trás, amigos e famílias, e começar do zero, longe daqui, isto para procurar uma vida melhor! Me fizeram sentir orgulho por alguém. Por também me terem mostrado que tenho um futuro á minha frente que posso tornar muito melhor mas que, para isso, preciso de mudar, de crescer, de lutar!

V., por me fazer perceber que pode haver uma amizade que durante alguns anos pode estar desaparecida devido á distância mas quando essas pessoas se reencontram a amizade pode surgir de novo, tal e qual como era!

Pai, por me ter complicado tanto a vida, me ensinou que por vezes a mentira é a única opção! Me ensinou também a lutar pelos meus objectivos e a procurar ajuda para isso. Também me ensinou o que é poupar para que, um dia, até possamos ter uma vida melhor!

A.S., por ser minha amiga sempre, mesmo quando não concorda comigo e com as minhas atitudes e escolhas, Por me ter ensinado a ignorar as discussões e a fazer as pazes das formas mais estúpidas! Por me ter ensinado a perdoar mesmo quando somos desiludidos. Por me ter mostrado o que é ter uma amiga para a vida. Por me ter mostrado que por vezes temos que ser frios com as pessoas para não sofrermos tanto. Ela fez-me crescer e mostrou-me que, provavelmente, tenho aqui uma amiga para a vida!!


(houve mais familiares a darem-me algumas lições de vida, através das suas, mas prefiro não mencionar :x)

Sem comentários: