Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Um desabafo sobre blogues

Foi um dos blogues mais conhecidos que por aí anda que me fez criar conta no blogspot. Antes andava por outras andanças, tipo blog do sapo e coisas assim.
Na altura gostei de tal maneira do blogue que me dei ao trabalho de ler todos os seus posts, desde o início! Sim, desde o primeiro dia em que viu a luz da blogosfera. Eram quase 10 anos para ler! Mas eu, pessoa dedicada que sou, li.
Na altura o blogue ainda era alheio a essa coisa da publicidade. Falava das coisas que comprava, que experimentava, que queria, claro que com as suas devidas marcas identificadas e tal e coiso, como é costume.
Porém, a luz da ribalta chegou-lhe, e muita publicidade veio com isso. O anonimato deixou de existir, houve mudança de aspecto, de link (mudou para a sapo. Ironias), e o blogue perdeu toda a sua essência.

Tornou-se um blogue de publicidade. Anuncia isto, faz passatempos daquilo, faz publicidade de mil e uma coisas, e cria a sua "própria marca", que essas senhoras seguem afincadamente! Porque o que ela veste, usa, compra, anuncia, é que é bom! (mesmo que tudo não passe de mero marketing comprado para iludir essas leitoras de palas).
Claro que fico muito feliz por ela. Ofertas gratuitas, escrever e ganhar dinheiro com aquilo que gosta, tornar um blogue que criou por impulso num meio sustentável,... é óptimo, maravilhoso, o sonho de muita gente (não o neguem porque, no fundo, também gostavam! Era sinal que o que escreviam era reconhecido e lhe davam valor, e coisas à borla é sempre bom, já se sabe que sim, que povo português é forreta), mas o blogue perdeu todo e qual interesse para mim.
Claro que, num meio de tantas milhares de visitas diárias, a minha audência não é notada, mas fiquei triste. Fiquei triste porque foi o que me levou a chegar aqui, que me cativou de uma forma que me fez lê-lo ao pormenor, anos e anos de escrita. E agora... Agora é um blogue de publicidade, de anúncio. Já não é um blogue de partilha. É um blogue de ganhar dinheiro. E eu que me ri tanto com ele...

E como este há muitos por aí. Não foi o único que deixei de seguir por estes motivos. Mas foi o que mais me motivou e o que mais afetado pela fama foi.
E acreditem, tenho mesmo muita pena!

Se recebem ofertas, se inserem publicidade no blogue, se fazem parcerias... óptimo, maravilhoso! Fico com inveja de vós, feliz por vós, com orgulho de seguir aquela pessoa que agora está a ter sucesso, mas que quando lá cheguei era somente mais um blogue. Mas, por favor, não percam a vossa essência... Chegaram onde chegaram com aquilo que o blogue é! Não o tornem mais um meio de publicidade, do início ao fim. 1 post em 10 de publicidade uma pessoa aceita. 1 post "normal" em 9 de publicidade, não, uma pessoa não aceita! Para isso, eu ligo a TV na altura dos intervalos. Publicidade do início ao fim! Sempre é melhor que passar horas a lê-la.
E não estou com vontade de deixar de seguir mais ninguém, de perder mais um blogue que gosto e que sigo entusiasticamente.

1 comentário:

Tim disse...

Há blogues assim, que se perdem no mundo das publicidades :S